Blog

Automação residencial pode ajudar na segurança e rotina das famílias

16 Set de 2021

“Casas inteligentes” ou “casas conectadas” são nomes mais populares para a automação residencial. Ela proporciona conexão e controle da residência ou apartamento e dos seus eletrônicos, independentemente do local em que você esteja. A partir da conexão com a internet, é possível integrar comandos automáticos e controlados até mesmo por smartphone ou computador.

Victor Trevisan Mendonça, engenheiro eletricista da MVM Engenharia Elétrica de Araçatuba, que atua no planejamento deste tipo de tecnologia nos prédios da Constroen, diz que a automação residencial é uma tecnologia que se fundamenta em três pilares: segurança, economia e conforto.

Começando pelo tópico da segurança, o sistema em conjunto com determinados acessórios pode criar uma rede de segurança e o usuário pode receber notificações e alertas, monitorar e comandar ações desejadas remotamente.

“Se uma criança cair na piscina um sensor detectará e ativará um sinal sonoro, visual e/ou então enviará uma notificação para o usuário. O mesmo contexto se aplicaria para situações de incêndio ou invasão, por exemplo,” explica Victor.

Além de avisar os usuários em caso de acidentes ou intempéries, o sistema de automação também auxilia na economia do apartamento O sistema reduz a quantidade de materiais, como por exemplo, eletrodutos e cerca de 70% dos cabos elétricos de retorno para iluminação, consequentemente diminui a mão de obra para a execução dos serviços.

A tecnologia também possibilita o gerenciamento de energia elétrica através de sensores e programações. “Em um dia de clima ameno e ensolarado a central envia um comando automático para que o ar-condicionado seja desligado, as cortinas e janelas se abram e a intensidade da iluminação seja adequada ou até desligada. ” Em mais um exemplo da praticidade deste tipo de tecnologia.

Por fim, mas não menos importante, o conceito de casa inteligente faz milagres quando falamos em conforto e praticidade. São facilidades que lembram os filmes de ficção científica dos anos 1950 que retratavam as casas dos anos 2000 muito mais “inteligentes”.

O sistema pode enviar um comando para que a banheira se encha automaticamente com a água na temperatura desejada, ligue o som na playlist favorita do usuário, climatize o ambiente na temperatura preferida ou ainda prepare a iluminação num modo aconchegante para que o usuário possa relaxar.

“A tecnologia já é empregada há um bom tempo nas edificações, porém a sua popularidade se fez cada vez mais absoluta com o passar dos anos. Hoje o sistema é objeto de diferencial na escolha final de um imóvel, garantindo muito mais do que só conforto, ou seja, a automação se tornou um investimento prazeroso” destaca Victor.

A Constroen, com a construção do Edifício Golden, foi a pioneira em Araçatuba a entregar os apartamentos já automatizados. A construtora segue com os conceitos de sustentabilidade e tecnologia atrelados a seus empreendimentos.

Apesar do avanço da tecnologia de sistemas modulares 100% cabeados para sistemas sem fio, ainda há a necessidade da passagem de cabos para o comando de alguns equipamentos, como por exemplo, evaporadoras de ar-condicionado, televisores, dentre outros.

Atualmente, os edifícios Tennessee, Pedras Altas, e o mais novo lançamento, o Perfetto, serão entregues com uma infraestrutura padrão para receber a automação, assim, os clientes que adquirirem esses empreendimentos, mesmo que finalizados, terão como incorporar a tecnologia a seus imóveis.

 

Leia também










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024










Constroen utiliza blocos com furos verticais em obra do Residencial Perfetto

19 Jan/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes