Blog

Constroen realiza ensaio de desempenho acústico em edificação residencial de Araçatuba

10 Mar de 2021

A Constroen realizou no Edifício Pedras Altas um ensaio de desempenho acústico em sua edificação inédito em prédios residenciais em Araçatuba. O teste foi feito por representantes do laboratório CCB (Centro Cerâmico do Brasil), com sede na região de Santa Gertrudes/SP, um dos mais renomados do país, e foi acompanhado pela diretoria técnica da construtora.

O CCB é uma entidade que certifica a qualidade dos produtos cerâmicos e dos sistemas de gestão, além de realizar testes laboratoriais e ensaios para certificação e controle de qualidade de produtos e processos. O CCB possui em Santa Gertrudes um Centro de Inovação Tecnológica e Laboratório de Desempenho com amplo escopo de atuação.
Além do laboratório de desempenho do CCB, esteve presente no ensaio a Vistum Consultoria, contratada pela Constroen, representada pela engenheira civil e mestre em habitação, Kelly Ramos de Lima.

O ensaio acústico consiste em aferir, quantitativamente, o nível sonoro que é transmitido entre os ambientes, de acordo com o que preconiza a norma NBR 15575:2013 “Edificações habitacionais — Desempenho” (norma que está subdividida em 6 partes). Esta normativa estabelece padrões de qualidade fundamentais para todo o mercado da construção civil, além de garantir qualidade na construção e desempenho acústico ao futuro morador.

A NBR 15575 parametriza, inclusive, os níveis de desempenho acústico das paredes externas, das paredes internas que separam as unidades das áreas comuns, do conjunto de paredes que separam duas unidades, das esquadrias utilizadas na edificação e dos sistemas de pisos, com relação aos ruídos aéreo e de impacto. Na norma são encontrados níveis mínimos, intermediários e superiores de desempenho acústico, exigidos para a construção de edificações habitacionais. 

Roberto Dainese, diretor de Engenharia da Constroen, explica que o Edifício Pedras Altas está sendo construído com tratamento acústico específico no contrapiso dos apartamentos para atender à exigência da norma relacionada ao ruído de impacto. Para as paredes entre apartamentos distintos a Constroen desenvolveu um sistema de isolamento acústico composto por material isolante apropriado em conjunto com aproveitamento inovador composto de material reciclado proveniente da própria construção, eliminando o descarte em aterro sanitário e atendendo, principalmente, à exigência da norma em relação à transmissão de ruído aéreo.

“As pessoas têm passado maior tempo dentro de suas residências e nós queremos fazer com que esse período seja confortável, prazeroso e sem preocupações com ruídos ou barulhos adversos e incômodos, atendendo aos critérios propostos pela norma de desempenho construtivo”, explica.

PROCEDIMENTO
Foram feitos dois tipos de testes. O primeiro foi de transmissão de ruído aéreo, para aferir o quanto a parede do edifício reduz, acusticamente, a transmissão de ruído ao outro ambiente contíguo. Esse tipo de som é aquele gerado pelo som de TV, rádio, pessoas conversando e outros ruídos transmitidos no ambiente por via aérea.
Após este teste, foi feito o ensaio acústico de avaliação da capacidade de redução de transmissão de ruído através do contrapiso do apartamento, especificamente para ensaio de impacto. Neste modelo são considerados sons causados pela queda de objetos, passos, sapato de salto, etc. 

Neste caso é avaliado se o sistema composto pelo contrapiso, atende à norma de desempenho, como explica a Engenheira Civil do CCB, Gabriela Gutierrez Almeida. 
Ela diz ainda que no caso das paredes em dormitórios, segundo a norma, é preciso que haja uma diferença de pressão sonora de 45 decibels. Ou seja, ela tem que isolar 45 decibels no mínimo, o que equivale a uma conversa em tom baixo.

METODOLOGIA
O trabalho começou com a engenheira do CCB fazendo marcações no piso do cômodo que seria realizado o teste aéreo. “A norma estabelece algumas distâncias que você tem que obedecer como, por exemplo, distância mínima, distância entre fonte e microfone, então nós montamos um arranjo de fontes dentro do ambiente com essas distâncias mínimas. ”
Segundo Gabriela, dar tranquilidade ao cliente no momento da escolha e referendar o trabalho das boas construtoras foi o motivo da criação da norma de desempenho. 
Para a consultora Kelly Ramos de Lima, é fundamental tratar a parte acústica nos momentos de projeto e da execução da obra para que não haja custos extras no pós-obra e nem desgastes com o cliente.

“Há estudos que mostram que as pessoas desenvolvem até problemas de saúde como cardiopatias, dor de cabeça, insônia, tamanho o estresse causado por essas falhas na acústica. Por isso o trabalho realizado pela Constroen em investir em uma consultoria e realizar este ensaio de desempenho acústico, em apartamento residencial na cidade, é fundamental e mostra que a construtora segue de fato na vanguarda em Araçatuba e região. ”

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes