Blog

Moradores devem contribuir para preservação das áreas comuns

17 Nov de 10



Dentre as principais vantagens que um bom condomínio oferece aos moradores são as áreas comuns. Quadras poliesportivas, piscinas, garagens, salão de festas, playground, academias estão presentes para que o morador se sinta, cada vez mais, confortável. No entanto, é muito importante que sejam estabelecidas regras de utilização para que sejam mantidos nesses espaços o bom relacionamento entre vizinhos e, também, a conservação estrutural dos ambientes.

Quando for utilizar o elevador, para evitar constrangimentos, evite circular com trajes de banho e pijamas ou sem camisa, por exemplo. Alguns condomínios recomendam, inclusive, utilizar o elevador de serviços quando estiver com muitas sacolas nas mãos ou acompanhado de cachorro de grande porte. Alguns ainda orientam para carregar os animais no colo e com acessórios de segurança.

O descarte do lixo produzido é essencial para a higiene do prédio. Vários condomínios orientam o morador a embalar a sujeira e colocá-las em sacolas plásticas. Se o edifício implantou a coleta seletiva, faça a sua parte. Separe resíduos, como metais, papéis, plásticos e vidros e elimine-os na lixeira correspondente.

Quando utilizar a piscina do prédio, passe produtos que não diluam na água. Também evite correr em volta da piscina, pular na água, manipular aparelhos eletrônicos e fazer refeições dentro ou próximo do local.

Existe ainda regras para a churrasqueira e salão de festas. Caso resolva usá-los, informe-se sobre o horário de utilização, volume do som, limite de pessoas, controle dos convidados, limpeza e pagamento da taxa, se tiver, dentre outros aspectos. Mais uma dica: reserve o salão somente quando tiver certeza da realização da festa.

No caso das garagens, respeite o número de vagas. Não estacione na garagem do vizinho. Se precisar de mais uma vaga e percebeu que ele não a usa, converse com ele e peça permissão. Lembre-se que a vaga de garagem está na área comum, mas é de direito privado.

Cuide do playground. Os aparelhos desse espaço contribuem para o lazer, especialmente, das crianças. Por isso, tenha cautela com a higiene, preservação e manutenção dos equipamentos.

Valorize também o jardim do condomínio. Mesmo que um funcionário cuide do ambiente, faça a sua parte para preservá-lo. Não jogue lixo no espaço, não arranque flores ou mudas e nem pise em determinados locais, como a grama.
 

Leia também










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024










Constroen utiliza blocos com furos verticais em obra do Residencial Perfetto

19 Jan/2024










Constroen apoia realização da quinta Parada de Natal do Atamor

12 Dez/2023










Grandes nomes da arquitetura assinaram projetos de edifícios Constroen

01 Dez/2023

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes