Blog

Constroen dá dicas para você economizar energia elétrica

05 Ago de 2021

A falta de chuva regulares fez com que o nível dos reservatórios das hidrelétricas brasileiras despencasse nos últimos meses. No mês de julho, a bandeira vermelha passou para o patamar dois, um dos mais elevados.

Além do fator climático, o aumento anual das concessionárias de energia também pesou no bolso do consumidor. A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), por exemplo, que atende a região de Araçatuba, reajustou a tarifa média em 8,95% segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

AUTOMAÇÃO

O engenheiro eletricista Mauro Mendonça, parceiro da Constroen, explica que, nos empreendimentos da empresa em que há automação, “existem rotinas programadas para que determinados equipamentos (lâmpadas, ar condicionado, TV, som,) desliguem automaticamente, evitando o consumo desnecessário de energia elétrica, ” afirma.

Ele diz ainda que essa automação permite que determinados ambientes possam ter o nível de iluminação mantido, dependendo da claridade natural, ou seja, ao abrir uma janela ou cortina, a iluminação é regulada automaticamente de forma a manter o mesmo conforto (nível), com otimização na economia de energia elétrica.

“As áreas comuns dos edifícios são dotadas de programadores horários e sensores de presença, presando a economia e conforto dos usuários e colaboradores, ” complementa Mauro.

Separamos algumas dicas para que você possa economizar energia em casa ou no seu apartamento. São estratégias para diminuir o uso de aparelhos elétricos e, consequentemente, baixar os gastos de casa.

Valorize a iluminação natural

Se você mora em um Constroen, preze por encontros em ambientes como a varanda gourmet, onde a iluminação natural faz com que não seja necessário o uso de lâmpadas. No inverno, você pode prescindir até mesmo do uso do ar-condicionado.

Tire o carregador de celular da tomada

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

Atenção ao estado dos eletrodomésticos

Manter seus eletrodomésticos em boas condições é fundamental para não gerar desperdício de energia elétrica. Por isso, é importante adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira apresenta boa vedação e limpar regularmente filtros de máquinas de lavar e condicionares de ar.

Passe as roupas de uma única vez

Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.

Leia também










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024










Constroen utiliza blocos com furos verticais em obra do Residencial Perfetto

19 Jan/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes