Blog

Constroen inicia a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

19 Nov de 11

 
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), da Constroen, começou nesta segunda-feira (11) de novembro. Durante três dias os trabalhadores irão ter contatos com temas relacionados ao dia a dia deles. O objetivo dos encontros é reforçar as ações de prevenção tanto de acidentes no trabalho como de doenças no geral.

A palestra de abertura aconteceu no edifício Tennessee e tratou do tema HIV/AIDS e formas de prevenção. Ministrada pela dirigente administrativa do ambulatório de HIV e Hepatites da Prefeitura de Araçatuba, Sandra Exaltação, o encontro girou em torno das formas de contágio, diagnóstico e prevenção tanto do vírus quanto da doença.

Com uma comunicação bastante didática, Sandra lembrou que a AIDS pode ser prevenida, porém, se contraída, é possível ser tratada. No entanto, o preconceito ainda é bastante grande.

"É importante que os homens saibam disso, uma vez que eles não têm o hábito de ir ao médico com frequência como as mulheres, por exemplo. Geralmente quando eles procuram ajuda o problema já pode ter se agravado. Por isso a partir das informações transmitidas em encontros assim eles podem procurar atendimento nos equipamentos de saúde," disse Sandra.

Os colaboradores também tiveram informações sobre outras doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, gonorreia, cancro mole, entre outras. Eles também foram orientados sobre onde encontrar suporte caso algum sinal fora do comum no corpo seja identificado. Ao final do encontro a Prefeitura de Araçatuba disponibilizou gratuitamente unidades de preservativos masculino para os colaboradores.

De acordo com Alexandre Marques de Oliveira, técnico em Segurança do Trabalho da Constroen, a SIPAT é de extrema importância para levar conhecimento aos trabalhadores e democratizar a informação, além de prevenir acidentes.

PROGRAMAÇÃO SIPAT
A programação da SIPAT 2019 conta ainda com outros temas relacionados à prevenção. No dia 12 o encontro será focado em EPIs (Equipamentos de Prevenção Individual) e encerrando a semana de palestras, na quarta-feira (13), será o momento de lembrar o “Novembro Azul”, mês de prevenção do câncer de próstata.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes