Blog

Constroen inicia programação da SIPAT 2018

18 Nov de 27



A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), da Constroen, teve início hoje, dia 26, e segue até a próxima sexta-feira, dia 30. A programação inclui diversas palestras que serão ministradas aos colaboradores, com a finalidade de reforçar as ações de prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais.
Na abertura, realizada no Edifício Pedras Altas, que está em construção, os colaboradores da obra aprenderam um pouco mais sobre princípios de incêndio e como combater o fogo.
O tema foi ministrado pelo Bombeiro Militar aposentado Carlos Alberto Honório, de Araçatuba. Ele falou sobre os tipos e fases de um incêndio; materiais que podem provocar fogo na obra; boas práticas de prevenção; tipos de extintores e em quais ocasiões cada um deles deve ser usado; fontes de calor; política de segurança e brigada de incêndio.
Entre uma abordagem e outra, o bombeiro aposentado também apresentou exemplos de grandes incêndios em edifícios, que ficaram conhecidos nacionalmente, como o Joelma, Andraus e o Grande Avenida, de São Paulo, que pegaram fogo na década de 70. “Quando analisamos esses casos de grande repercussão, percebe-se que nesses locais não foi previsto a possibilidade de incêndio. E a política de segurança tem como princípio aceitar que todos os acidentes podem ser evitados com medidas de prevenção”, destaca Honório.
Segundo ele, a prevenção inclui uma série de medidas para eliminar ou controlar os riscos, causas e o fatores de propagação. “Lembrando que essas medidas não são válidas apenas para o trabalho. Devemos adotá-las também em nossa rotina, dentro das nossas casas”, finaliza.
Os colaboradores também aprenderam um pouco mais sobre a Norma Reguladora 23 (NR-23), que é a norma do Ministério do Trabalho que trata da proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. Ela também relacionada com outros dispositivos legais e normativos, como normas brasileiras (NBR), legislações federais e locais e instruções normativas do Corpo de Bombeiros.

PROGRAMAÇÃO SIPAT

A programação da SIPAT da Constroen inclui diversos temas relacionados à prevenção. Na terça-feira (dia 27), um Técnico em Segurança do Trabalho vai falar sobre primeiros socorros. Na quarta (dia 28), o foco será a importância e uso corretos dos EPIs, com orientações que serão dadas pelo representante de uma empresa que comercializa e fornece os equipamentos para a Constroen.
Na quinta (dia 29), um professor do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), de Araçatuba, vai falar sobre acidentes na construção civil. A palestra também será acompanhada por um grupo de alunos do curso, que logo após, fará uma visita ao canteiro de obras do Edifício Tennessee, local onde a palestra será ministrada.
O encerramento da programação será na sexta-feira (30), ocasião em que um representante do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Araçatuba (STICMA), vai falar sobre direitos e deveres das empresas e também dos funcionários.
De acordo com Alexandre Marques de Oliveira, técnico em Segurança do Trabalho da Constroen, a SIPAT é de extrema importância para minimizar os riscos de acidentes. “As palestras visam orientar e capacitar os funcionários sobre os tipos de acidentes e quais medidas diárias devem ser tomadas. Além disso, são instruções que não devem fazer parte apenas da jornada de trabalho, mas da rotina de cada um deles”, finaliza.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes