Blog

Constroen utiliza tijolo sustentável que reduz impacto ao meio ambiente

18 Ago de 13

 

Utilizar materiais com menos impactos ambientais se tornou uma das principais preocupações da Constroen. Desta vez, a construtora implementou em determinadas áreas de alguns empreendimentos os tijolos ecológicos. Os engenheiros civis Roberto Lemos de Melo Dainese e Vitor Frazatti Benez explicam as vantagens da utilização desse material e os benefícios que ele produz ao meio ambiente. Confira:

- Qual o objetivo da Constroen em utilizar esse tipo de tijolo?
O principal objetivo em utilizar esse tipo de tijolo é reaproveitar as sobras de materiais (resíduos), que antes eram descartados como entulho a fim de contribuir com o meio ambiente de uma maneira mais sustentável e, em paralelo, conseguir reduzir o custo da obra.

- Em quais empreendimentos já foram utilizados?
Os tijolos ecológicos são utilizados atualmente no Edifício Tennessee e Edifício Pedras Altas. Eles são aplicados em paredes para revestimento de tubulações (shafts), em alvenaria interna sobre vãos de portas, paletas pequenas de portas (alvenaria lateral à porta), alvenaria de parede de hobbie box e pequenas muretas.

- Desde quando a Constroen passou a utilizar esse material?
A Constroen começou a realizar estudos de dosagem e fabricação no final do ano de 2017 para garantir que atingissem todos os requisitos exigidos pela norma ABNT NBR 9491:2012 e no começo de 2018 começamos a utilizar nas obras.

- Qual a diferença do tijolo ecológico em relação ao convencional?
O tijolo é ecológico, diferentemente do tijolo convencional, não precisa ser cozido em fornos eliminando assim a utilização de lenha e a derrubada de árvores para sua fabricação, uma vez que é necessário apenas uma prensa manual e recipiente fechado com água para fazer a cura. Além disso, o uso de tijolo ecológico reduz o tempo de construção em relação ao convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede. Por fim, a durabilidade do tijolo ecológico é mais alta pois tem uma resistência maior do que a do tijolo comum.

- O tijolo ecológico é mais sustentável?
Sim, os tijolos ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas utilizadas em fornos e contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos. Além de ser feito com sobra de materiais que não são mais descartados no meio ambiente.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes