Blog

Educação financeira ajuda no planejamento a longo prazo, afirma economista

20 Jan de 29

 

“Você é resultado das suas decisões”. Tendo essa frase como mote, funcionários que trabalham nas obras da Constroen participaram de uma palestra ministrada pelo economista Reinaldo Cafeo sobre educação financeira.

Além de economista, Cafeo é presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Bauru). Como profissional que estuda o mercado, no início da palestra ele explicou aos colaboradores as mudanças que aconteceram na economia nos últimos anos até a nova política econômica implementada pelo novo governo.

“Pode parecer que são mudanças muito distantes, geralmente anunciadas em Brasília, mas não são. Nós temos uma taxa básica de juros menor. Temos um juro de cheque especial menor. Tudo isso acaba atingindo o mercado que nós estamos: o da construção civil”, afirma.

Durante a explanação, o economista apresentou um modelo de gestão do orçamento doméstico das famílias. Ele consiste em adequar o padrão de vida ao ordenado recebido, sem gastar demais, e fazendo investimentos para uma reserva de emergência.

“Se numa família com quatro pessoas apenas uma trabalha pode ficar mais difícil aplicar esse orçamento. Agora, se o marido incentivar que sua esposa também trabalhe e que os filhos ingressem em programas como Jovem Aprendiz, por exemplo, a renda da família irá crescer e poderá haver espaço para a organização”, explica.

Organização
O economista explicou também que começou a desenvolver esse trabalho de educação financeira à partir da procura de empresas como a Constroen que estavam preocupadas com a forma como os funcionários estavam administrando a renda.

Ele acredita que uma série de fatores podem levar ao descontrole financeiro. No entanto, iniciativas como a promovida pela Constroen ajudam a reverter este cenário. “Principalmente para o planejamento futuro. Esses pais de família podem chegar em casa, conversar com quem mora ali e assim traçar metas mais a longo prazo, o que é fundamental”.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes