Blog

Funcionários da Constroen participam de palestra sobre “Setembro Amarelo”

19 Set de 27



Funcionários da obra do edifício Tennessee, da Constroen, participam de uma palestra ministrada por profissionais de saúde de Araçatuba fechando o “Setembro Amarelo ” mês de prevenção ao suicídio.

Durante uma hora, os trabalhadores receberam informações sobre como diagnosticar sintomas da depressão, que na maioria das vezes, está por trás dos casos de suicídio. A psicóloga Rosicler Custódio Ferreira disse que a iniciativa da Constroen, de promover o bate-papo com os trabalhadores, é de fundamental importância para a saúde deles. “E não só para a saúde física, uma vez que a saúde mental acaba refletindo no corpo todo,” afirma.

Além da psicóloga, uma nutricionista, uma educadora física e uma auxiliar de enfermagem conduziram os trabalhos. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil alertando para a importância de se prevenir o suicídio.

Durante a palestra, os trabalhadores foram instruídos a prestar atenção nas atitudes do outro, ouvir com atenção, reservar tempo para a família e para si mesmos, além de ficar atento aos sinais do corpo. De acordo com a psicóloga, quem comete suicídio não quer deixar de viver, mas sim se livrar de uma dor muito grande, por isso é importante que se faça essa discussão.

Nutrição
A nutricionista Ana Paula Pachioni falou aos trabalhadores a respeito da alimentação balanceada e como isso também reflete na qualidade de vida. Consumindo alimentos naturais e ingerindo menos carboidratos, é possível ter mais disposição para encarar os desafios do dia a dia.

Por fim, a educadora física Andresa Marin orientou alguns exercícios para os trabalhadores que ainda puderam aferir a pressão e realizar testes de glicemia na hora.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequada. A primeira medida preventiva é a educação e o debate, justamente conforme foi promovido pela Constroen.

Informação
O pedreiro Givaldo da Silva Oliveira disse que nunca tinha ouvido falar sobre o “Setembro Amarelo” e que agora poderá passar o conteúdo aprendido para outras pessoas. “Eu achei muito legal e ainda mais por ter tido a oportunidade de aprender tanta coisa aqui no meu local de trabalho. Agora posso chegar em casa e contar pra minha família também. ”

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes