De acordo com um estudo feito por pesquisadores do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-IBRE) com o Quinto Andar, quem investiu em imóveis em 2024 obteve uma rentabilidade média de 19,1% ao ano, o que supera o patamar atual da Selic, de 15% ao ano.
Analistas do mercado começam a observam um movimento sutil de migração nas carteiras de investimentos em busca de opções mais seguras e que garantam retorno a médio e longo prazo. O mercado imobiliário se destaca por ser uma opção para construção de patrimônio, principalmente uma proteção contra a inflação, pois os imóveis são considerados um ativo físico, o que os torna menos suscetíveis às flutuações do mercado financeiro.
Em artigo publicado no início deste ano, o site "Investing.com" afirma que o setor imobiliário apresenta resiliência e que há fortes indícios de que a valorização deve aumentar nos próximos meses. "Com mais gente buscando imóveis, a tendência é de valorização nos preços – especialmente em regiões com potencial de crescimento e boa infraestrutura, onde a oferta costuma demorar a se ajustar plenamente à elevação na demanda.
O especialista em gestão de empreendimentos e diretor comercial da construtora Constroen com sede em Araçatuba (SP), Everton Moreira, explica que um imóvel de alto padrão, por exemplo, comprado ainda na planta pode valorizar até a entrega cerca de 40%. Se a compra ocorrer durante a obra o incremento pode ser de 20% no momento da entrega.
"Se estamos falando de investimentos, qualquer investidor que deseja entrar nesse mercado ou estava pensando deve se atentar, pois este é o melhor momento com total segurança, conforto e previsibilidade," afirma.
O especialista compara o mercado de imóveis com o de ações e criptomoedas nos últimos 24 meses. Os dois tipos de investimento em renda variável perderam em torno de 40% do valor e está muito volátil. Investir em imóveis é uma forma de diversificar o portfólio de investimentos e reduzir o risco de perda em outros ativos. O imóvel de alto padrão não desvaloriza ao longo dos anos. Além de que o imóvel é um patrimônio que garante segurança financeira para as próximas gerações, pois pode ser transmitido para os filhos e descendentes.
“Agora é hora de comprar imóveis porque a economia está se ajustando. Quando o mar da economia se acalmar, todas as incorporadoras e construtoras do país terão que reajustar seus preços e aí pode ser tarde," finaliza.
Fale com um especialista na Constroen e conheça as opções para valorizar o seu patrimônio. Visite a Loja Conceito na Rua Carlos Gomes, 555 Lj 101. Ou então nos chame no Whastapp (18) 99676-5544.
Siga a Constroen nas redes