Blog

No Outubro Rosa, Constroen reforçou orientações aos trabalhadores sobre o câncer de mama

04 Nov de 2020

A Constroen entende que faz parte da responsabilidade social da empresa promover eventos que levem conhecimento aos funcionários. Por esse motivo, realizamos uma palestra sobre o “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e como os homens podem ajudar as mulheres no diagnóstico precoce da doença.

A palestra aconteceu dia 30 de outubro, no canteiro de obras do Tennessee, respeitando todos os protocolos de segurança da Covid-19, e foi conduzida pela enfermeira do trabalho Patrícia Marques Fermino, da Life Med Assessoria.

De acordo com Patrícia, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. 

“É muito importante que os homens se atentem a essa data, a esse trabalho de mobilização que é feito. Afinal, a maioria dos homens acaba convive com uma mulher ao longo da vida e eles podem ser importantes aliados nessa luta,” afirma.

Ao longo da palestra, os trabalhadores aprenderam qual a forma correta que as mulheres devem fazer o autoexame e a partir de quando elas devem iniciar os procedimentos de mamografia.

Ao longo da ação, outras dúvidas foram esclarecidas, como por exemplo, quais sinais anatômicos podem indicar o câncer de mama. A enfermeira explicou que é comum o aparecimento de nódulos, geralmente indolores e pode ocorrer ainda secreção nos mamilos.

O câncer de colo do útero também foi abordado no bate-papo. De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a doença é causada pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes