Blog

Presidente do STICMA orienta sobre os prejuízos das faltas

18 Dez de 11

 

A palestra de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Constroen foi ministrada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Araçatuba (STICMA), Antônio Carlos Pereira Sobrinho. Ele falou sobre os prejuízos acarretados pela falta não justificada ao trabalho na construção civil.

De acordo com ele, um dia que o trabalhador falta e não apresenta atestado, decorre em muitas perdas no salário e demais direitos. “Pode parecer que um dia só não dê problema algum. Mas, além do desconto desse dia na folha de pagamento, há descontos também no descanso semanal remunerado, na parcela do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), no vale alimentação e na PLR”, afirma.

O presidente explicou como funciona cada benefício e o sistema de descontos de cada um deles quando há falta não justificada. “O sindicato se dispõe a tirar dúvidas de vocês em relação a isso. Talvez vocês peguem o holerite e não entendam o porquê de determinado desconto. Mas, queremos sanar essas dúvidas de maneira detalhada até mesmo para que vocês repensem antes de deixarem de vir ao trabalho. Por isso, peço que tenham consciência, que não deixem de vir ao trabalho por qualquer motivo e que preservem todos esses direitos que vocês têm”, orienta.

SINDICATO
Antônio Carlos aproveitou a ocasião para destacar as conquistas do sindicato para a categoria, enfatizando benefícios que são exclusivos do STICMA. “Temos o maior piso salarial da categoria no Estado de São Paulo. Nos últimos quatro anos, fomos o sindicato que mais fez reajuste salarial entre todos do estado; o único que tem PRL (Participação nos Lucros ou Resultados) e o único que tem uma cláusula que garante 30 dias de estabilidade ao trabalhador após o retorno das férias”, salienta.

O Sindicato possui uma base territorial que compreende os seguintes municípios: Araçatuba, Guaiçara, Promissão, Avanhandava, Penápolis, Barbosa, Glicério, Coroados, Bilac, Birigui, Buritama, Guararapes, Rubiácea, Bento de Abreu, Valparaíso, Lavínia, Mirandópolis, Guaraçai, Murutinga do Sul, Andradina, Castilho, Itapura, Pereira Barreto e Ilha Solteira-SP.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes