Blog

Saiba como organizar o condomínio em época de final de ano

17 Out de 19

 O final do ano se aproxima e, para muitas pessoas, o período é de férias, descanso e visita de amigos e familiares. No entanto, a realidade é um pouco diferente para quem administra os condomínios: aumenta o fluxo de pessoas e responsabilidades. É preciso reforçar os cuidados com a portaria, segurança, visitantes e área de lazer, além de pensar na decoração do prédio, verificar direitos trabalhistas e dispensar maior atenção com o recebimento de mercadorias. Para contribuir na organização das tarefas, a Constroen preparou algumas dicas relacionadas à vivência e segurança dos moradores.

Um bom começo é a elaboração de um planejamento. Enumere as ações que realizará durante o período e estabeleça um prazo para cada item. Uma delas é em relação ao barulho. Apesar de existir a “Lei do Silêncio” e regras sobre o assunto no Regimento Interno, é válido retomar a norma nas assembleias que antecedem o final do ano e fixar um cartaz em pontos estratégicos para lembrar os horários que precisam ser respeitados.

Também é interessante pensar no sistema de entregas na portaria - é bem provável que o volume aumente. Para manter o controle, reafirme nas assembleias como ocorrerá o recebimento de mercadorias. Explique que o morador deve comunicar a portaria, com antecedência, do que se trata a encomenda. Existem empreendimentos que até solicitam o aviso por escrito - determinação que pode variar, pois, nesse caso, o condomínio quem define.

Outra medida para se trabalhar é a decoração. O ideal é discutir o assunto na assembleia, se a verba permitir. Caso concordem, realize orçamento com empresas confiáveis ou faça uma cotação, com pelo menos três lojas, para conhecer o preço dos enfeites que deseja comprar, se decidir enfeitar o prédio por conta própria.

Nesta época também costuma-se aumentar o número de visitantes. Moradores recebem, com mais frequência, familiares, parentes e amigos. Geralmente, condomínios pedem aos moradores para deixar, com antecedência, uma lista dos visitantes na portaria. Essa norma também se estende para as festas no condomínio. Só que nesse sentido, além de deixar a lista, a orientação é que a portaria peça o RG do convidado ou ligue no apartamento para o proprietário autorizar a entrada.

Quanto aos funcionários, a sugestão é pontuar os direitos trabalhistas previstos para o fim do ano, elaborar um esquema de plantão para o Natal e Ano Novo e conversar sobre a segurança, e se julgar necessário, pesquise um curso sobre o assunto para que fortaleçam o conhecimento.

Também calcule os impostos do condomínio e, para uma gestão eficiente, não esqueça de realizar a previsão orçamentária para o ano seguinte.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes