Blog

Técnico de Segurança do Trabalho reforça importância dos EPIs

18 Dez de 05

 
O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é fundamental para proteção dos trabalhadores que atuam em atividades profissionais que possam oferecer risco físico.

Sempre atenta a importância desse assunto, a Constroen incluiu o tema na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2018. Ele foi ministrado pelo técnico em Segurança do Trabalho, Samir Carrascossi Ramos Júnior.

O técnico reforçou que os EPIs garantem a proteção dos riscos provenientes a tudo o que há dentro da construção civil. “Seja ele um ruído, furo no pé, queda de um objeto na cabeça. Para cada risco, existe sua neutralização, que é o EPI”, destaca.

Cada atividade exige um tipo de equipamento, sendo eles cinto, luva, protetor auricular, óculos, capacete, respirador, avental de PVC, botina, mangote, protetor facial, máscara, dentre outros. “Existe um trabalho muito grande dentro das empresas para conscientizar os colaboradores a usarem os equipamentos. Isso por que, muitos acham que não precisa ou fazem o uso incorreto dos itens, negligenciando os riscos”, afirma.

A obrigatoriedade do uso de EPI é estabelecida pela NR-6, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, que determina a necessidade de utilização dos equipamentos para atividades consideradas de risco. Os dispositivos devem ser fornecidos, gratuitamente, pela empresa contratante. Ela também será responsável por fazer treinamentos relacionados ao uso correto dos EPIs e a importância deles na rotina de trabalho.

De acordo com a NR-6, o EPI só poderá ser colocados à venda com a indicação do Certificado de Aprovação (CA) válido, um documento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que garante a qualidade e funcionalidade do equipamento de proteção individual.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes