Blog

Acessibilidade abrange áreas comuns nos empreendimentos da Constroen

16 Abr de 13


A acessibilidade não é assunto apenas para prédios comerciais ou públicos. Ela também deve estar presente nos empreendimentos residenciais. É o que estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 9050/2004, que impõe alguns critérios e parâmetros técnicos relativos às condições de acessibilidades a serem observados no projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliários espaços e equipamentos urbanos. As determinações devem ser seguidas sem restrições ou alterações.

A Constroen acredita que, muito mais que obrigação, a acessibilidade é, antes de tudo, inclusão. E justamente por isso, ela está presente em todos os empreendimentos da marca. Desde as rampas de acesso até os espaços das áreas comuns, que, em grande parte dos residenciais, são integrados com outros ambientes.

O arquiteto Tiuiti Maeoka, parceiro da Constroen, explica a real importância da acessibilidade, mas também ressalta que, além das obrigatoriedades, o fato de a Constroen também investir no conceito de espaços integrados, é bem mais abrangente e beneficia todos os perfis de moradores.

- Muitos empreendimentos da Constroen possuem em suas áreas comuns espaços integrados, como brinquedoteca próxima à academia. Qual a importância desse tipo de projeto para o bem-estar dos moradores?
O conceito de espaços integrados aplicados pela Constroen é bem mais abrangente, onde a Construtora procura oferecer aos seus moradores diversos itens de lazer em um único empreendimento. Piscina, sauna, brinquedoteca, espaço fitness, espaço gourmet, churrasqueira e salão de festas, transformam o empreendimento em um condomínio clube, onde o intuito é oferecer, em um único lugar, toda essa opção de lazer aliando conforto, economia, segurança e uma melhor integração entre seus moradores.

- Além da integração dos espaços, outro ponto importante é a acessibilidade. Como os projetos da Constroen atendem essa demanda?
A Norma NBR 9050/2015 preconiza que os espaços de uso comuns com acesso público estejam adaptados aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE). Para isso, desde a concepção do projeto, além da integração dos espaços, os ambientes são adaptados a essa demanda.

- Os empreendimentos atendem à NBR 9050/2004, que estabelece os critérios a serem levados em conta na hora da execução dos projetos?
Sim. Afinal, o não cumprimento da Norma resulta na negativa da aprovação nos órgãos competentes, inclusive na vistoria final.

- E barras de apoio para idosos? Algum empreendimento possui?
Todos os espaços de uso comum dos empreendimentos, a partir da NBR 9050/2004, e agora atualizada para NBR 9050/2015, que é mais abrangente e rigorosa, exigem a adequação e acessibilidade, desde os sanitários, piscinas, largura de portas, corrimãos, barra de apoio, bacias sanitárias e lavatórios com alturas específicas, vagas adequadas para veículos com sinalização de estacionamento. Enfim, permite ao morador o direito do ir e vir em qualquer ambiente sem a necessidade e constrangimento da ajuda de outros.

- Existem diferenças de metragens entre um apartamento “comum” e o adaptado à acessibilidade?
Não. A adequação de apartamento com acessibilidade só é exigido em programas de interesse social, como o Minha Casa Minha Vida. Para outro tipo de empreendimento, o morador adequa os espaços internos do seu apartamento à sua necessidade.

- Todos os empreendimentos da Constroen possuem rampa de acesso?
Sim. O acesso dos PNE se faz através de rampas, elevadores ou plataformas elevatórias.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes