Blog

Constroen orienta sobre a importância da manutenção preventiva nos empreendimentos

18 Set de 05

 
Você conhece a NBR 5674:2012? Ela estabelece requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações, de modo a evitar a queda de desempenho devido à depreciação de seus sistemas, equipamentos e componentes. Um dos procedimentos indicados é o planejamento anual das atividades de manutenção. E realizá-la de forma preventiva é uma das principais maneiras de garantir a segurança dos moradores e a valorização do patrimônio, além de deixá-los em boas condições de uso.
Algumas medidas de segurança na manutenção do condomínio, como instalações elétricas, sistemas hidráulicos, redes de combate a incêndios e reformas prediais, são indispensáveis nesse processo, que, além de preservá-los, gera muita economia. Mas como realizar uma boa manutenção?
Planejar os reparos, reservar parte do orçamento do condomínio para consertos emergenciais e organizar vistorias periódicas são algumas medidas que o síndico deve realizar. E a Constroen, uma das maiores construtoras de alto padrão de Araçatuba e região, preparou algumas dicas que, com certeza, irão contribuir na hora de organizar a manutenção do condomínio em que você mora.

ORÇAMENTO
O ideal é que se separe uma parte do orçamento do condomínio. Sugerimos entre 8% e 10%, do orçamento do condomínio para manutenções diversas.

VISTORIA GERAL
Pelo menos uma vez ao ano, é importante que o condomínio contrate uma empresa especializada para verificar todos os equipamentos e os sistemas do prédio. Desta forma, é possível acompanhar a situação de cada item. Vale lembrar que todas as vistorias e manutenções devem ser registradas no livro de registro de manutenção do condomínio.

VALIDADE
Alguns equipamentos e estruturas, como extintores e impermeabilização da laje, têm prazo de validade. Nesse caso, crie um calendário com validade de todos os equipamentos do prédio e o mantenha sempre atualizado. A construtora/incorporadora tem obrigação de fornecer, no momento da entrega da obra, o Manual de Uso e Operações, o qual deve contemplar uma sugestão do plano de manutenção com rotinas e prazos.

ESTRUTURAS
Vale destacar que as estruturas que ficam “escondidas”, como lajes, encanamentos e tubulações também merecem atenção. Por isso, não esqueça delas na hora da manutenção.

REFORMAS
É de extrema importância acompanhar a reforma interna que ocorre dentro dos apartamentos. Isso pode evitar, muitas vezes, que a estrutura do edifício não seja comprometida. O síndico deve seguir a NBR 16280:2014 e exigir a documentação para liberação e execução da reforma, que inclui uma ART ou RRT do engenheiro ou arquiteto responsável.

SISTEMA ELÉTRICO
A cada um ano, checar se o sistema de aterramento sofreu corrosão e se a chegada do fio terra nos apartamentos está em boas condições. Verificar se há aquecimento nos fios ou mau contato, que causam fuga de energia. O quadro de energia deve ser mantido lacrado.

GÁS
Mudança brusca no valor da conta é sinal de vazamento. Uma vez ao ano um técnico habilitado deve verificar todo o sistema. É importante conscientizar os moradores a verificar as contas e o aparecimento de cheiro estranho nos apartamentos.

SEGURANÇA
As escadas do prédio devem estar livres de cestos de lixo e com os corrimãos de acordo com a NBR 9077/85. Devem ser verificados o fechamento, a regulagem e a existência de selo identificando o fabricante das portas corta-fogo. Hidrantes e extintores devem ser revisados e recarregados anualmente.

Pontual Comunicação – (Com informações do Sinduscon-SP)

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes