Blog

Economista afirma que cenário econômico favorece investimento em imóveis

20 Jan de 22

 

Na semana passada a Constroen publicou na página da empresa no Facebook uma série de posts com dicas sobre investimentos em imóveis em 2020 e como esse tipo de aplicação será mais rentável este ano do que a renda fixa.
Dando sequência a esse trabalho, entrevistamos o economista e presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Bauru), Reinaldo Cafeo para falar sobre vários aspectos que devem ser levados em conta pelo investidor na hora de empregar o dinheiro.
Cafeo afirma que a queda na taxa básica de juros indica que o investidor terá vantagens em aportar recursos na construção civil, estabelecendo assim uma boa relação custo benefício.

O que a menor taxa Selic da história significa para o investidor?
R: Significa que as taxas de juros para aplicações consideradas “conservadoras” como renda fixa (caderneta de poupança, CDB, LCA, LCI, fundos de renda fixa, entre outros) renderão menos. Assim, ganhos maiores virão do mercado de imóveis e renda variável (como mercado acionário).

Por que os analistas apontam vantagens em investimentos em imóveis em 2020?
R: Por dois aspectos: um que há estoques devido aos anos de baixas vendas, portanto, projeta valorização, e o outro aspecto é que o rendimento de aluguel superará o retorno das aplicações financeiras conservadoras.

A política econômica do atual governo influenciou neste cenário?
R: Sim. O controle da inflação é efetivo. Com isso juros caíram. Também o chamado juro real, acima da inflação, está em queda. Com isso temos uma nova matriz econômica em curso. A reforma da previdência foi bem-sucedida, também as medidas para liberdade econômica. Hoje há um horizonte a ser trilhado e mesmo sendo necessárias outras reformas, como a administrativa e tributária, o nível de confiança vem aumentando e é possível apostar em crescimento para este ano no dobro em relação a 2019.

Qual a previsão para o mercado da construção civil em 2020?
R: Crescimento, tanto nas vendas dos estoques como em novos lançamentos. Crescimento real de 3,5% sobre 2019. Se não descontarmos a inflação, crescimento nominal na ordem de 7%.

O que o investidor deve levar em conta antes de escolher um investimento?
R: Seu perfil no tocante ao risco que deseja correr: conservador (menor risco), moderado (algum risco), arrojado (muito risco). Depois taxa de retorno, duração do investimento. Enfim, como criar valor ao longo tempo, remunerando o dinheiro, sempre mantendo seu poder de compra.

Por que o investidor deve considerar passar a fazer aportes no setor da construção civil?
R: Porque a queda na taxa de juros indica que terá vantagens em aportar recursos nesta área. Estabelece boa relação custo/benefício.

Existe diferença, no que se refere a rentabilidade e gastos com manutenção em um imóvel?
R: O investidor tem que considerar tudo. Para quem investe e mora no imóvel, a valorização cobrirá os custos de manutenção. Já quem investe para renda, não ficando com o imóvel fechado, todos os custos são repassados aos inquilinos. Como colocado, o momento é de crescimento de demanda na área e quem sair na frente terá mais vantagem e aumentará a chance de retorno.

Leia também










Investimento em imóveis como renda passiva crescem no Brasil

19 Abr/2024










Constroen presenteia seus clientes com educação da mais alta qualidade

02 Abr/2024










Relatório de Igualdade salarial Constroen

31 Mar/2024










Constroen fecha parceria com dentista para atendimento dos colaboradores

09 Fev/2024

Siga a Constroen nas redes

Siga a Constroen nas redes